quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

São José e América abrem hoje chave da Copa do Brasil no estádio Glicério Marques

A partida de estreia entre São José e América (RN), referente à primeira fase da Copa do Brasil, acontece hoje às 20h30 no estádio Glicério de Souza Marques.
O São José treinou apenas 15 dias sob o comando do técnico Vítor Jayme, e o América está em plena atividade, já que disputa o campeonato estadual no Rio Grande do Norte.
O Glicério Marques foi preparado para o jogo. De acordo com o administrador do estádio, Baraquinha, o Corpo de Bombeiros verificou que faltava iluminação nas cabines de imprensa, tribuna de honra, vestiários, arquibancadas e banheiros que atendem ao público; que faltava sinalização de emergência nos dois portões de acesso ao estádio; e que as arquibancadas apresentavam algumas ferrugens na estrutura metálica. Mas todas essas irregularidades foram resolvidas e o Corpo de Bombeiros já fez nova vistoria, constatando que o estádio tem condições de sediar jogo de competição nacional.
Na tarde de ontem o time potiguar fez o reconhecimento do gramado do estádio Glicério Marques, enquanto o Sanjusa realizou treino recreativo, também no Glicerão.
O técnico Vítor Jayme decidiu na noite de ontem os titulares para a partida de hoje contra o América. São eles: goleiro Rodrigues; zagueiros Glauber e Remerson; laterais Pretão e Souza; volantes Claudemir, Glauber e Ronaldo Macapá; meio de campo Xavier; atacantes Jean e Bruno Rafael.
A equipe do América terá como goleiro Rodolpho; zagueiros Adalberto e Edson Rocha; laterais Thoni e Rogerinho; meios de campo Aloísio, Saulo, Adriano Magrão e Mauricio Pantera, volantes Elielton e Rafael.
Os dois times ficam concentrados hoje até pouco antes da partida, sendo que o São José está no hotel Mais, no Santa Rita, e o América no Ceta Ecotel, na vila de Fazendinha.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Campeonato Amapaense de Judô acontece neste fim de semana


A Federação Amapaense de Judô (FAJ) realiza neste fim de semana o Campeonato Amapaense de Judô 2010, que contará com a participação de atletas de oito clubes, sendo que já está confirmada a participação de 160 atletas. Participarão da competição atletas das classes Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 20. Segundo Antonio Jovenildo Viana, presidente da FAJ, a competição também serve como seletiva para o Regional 2010, que acontecerá em São Luís (MA), em abril. "O campeonato amapaense serve como seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional, que acontecerá em São Luís nos dias 17 e 18 de abril. O Regional contará com a participação de atletas do Amapá, Maranhão, Ceará, Pará e Piauí", informou o presidente. A programação do evento inicia hoje com um congresso técnico, no Clube de Judô Ronildo Nobre. Hoje também será feita a pesagem dos atletas, sendo que em Santana acontecerá no Clube de Judô Ronildo Nobre e em Macapá no Judô Clube do Amapá. No no domingo acontecerá o Campeonato Amapaense de Judô.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Comunidade Zona Sul

É emocionante presenciar a euforia que o Piratão causa!
A torcida gritando, as bandeiras balançam e o samba ecoa !


♫ O Piratão chegou, chegou, dourado no mar azul. Na caravela que balança o coração da zona sul

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Jucelino Pantoja se prepara juntamente com a seleção brasileira de boxe para competições nacionais de 2010


O pugilista amapaense Jucelino Pantoja, que integra a Seleção Brasileira Juvenil de Boxe, está em São Paulo se preparando para os campeonatos que irá disputar neste ano.
Jucelino e a seleção brasileira chegaram a poucos dias de Cuba, onde cumpriam uma rigorosa rotina de treinamentos. A seleção passou pelas cidades de Santiago e Havana, e treino juntamente com a equipe Nacional Cubana de Boxe Juvenil.
Segundo Nelson dos Anjos, que descobriu o talento e treinou Jucelino no Amapá, ele viajará no dia 14 para a República Dominicana, onde disputará de 17 a 24 de fevereiro o Campeonato Panamericano Juvenil.
Nelson informou ainda que Jucelino participará em março no Azerbaijão do Campeonato Mundial Juvenil; em julho participará do Torneio Brasileiro juvenil,em São Paulo; e em agosto ele participará dos jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerá em Singapura

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Nadadores amapaenses se preparam para competição no Estado do Pará

Nadadores que treinam no Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues já estão se preparando para o Troféu Leônidas Marques, também conhecido como Copa Amazônia, que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril próximos.
O treinador Marcus Bandeira informou que a equipe composta de 20 nadadores está treinando desde o dia 4 de fevereiro. “Demos apenas uma pequena pausa para os atletas; agora os treinos recomeçaram intensamente, já que eles precisam estar preparados para disputar o Troféu Leônidas Marques. Essa competição é uma disputada que reúne os melhores atletas do Brasil, e o Amapá precisa fazer bons resultados", declarou o treinador.
Marcus Bandeira disse ainda que em virtude dos atletas terem participado de várias competições no ano passado, estão bem mais preparados para encarar atletas de qualquer Estado brasileiro. “Os nadadores amapaenses não ficam atrás de nenhum nadador de outro Estado, já que treinam e se dedicam da mesma forma. Eles participaram de muitas competições em 2009, por conta disso estão mais maduros e preparados para enfrentar seus adversários”, relatou.
No ano passado, a equipe do Amapá que participou da Copa Amazônia conquistou 15 medalhas, e neste ano a expectativa dos treinadores e dos atletas é trazer para o Amapá cerca de 20 medalhas.

Praticantes do badminton buscam maneiras de atrair mais adeptos para o esporte

Com o intuito de atrair mais adeptos para o badminton, atletas que praticam o esporte no Amapá estão preparando um curso que será ministrado ainda neste semestre.
Segundo Ivan Daniel, que pratica o esporte há cerca de um ano, o curso será importante para o aperfeiçoamento das pessoas que já praticam o esporte e também para aqueles que querem começar a praticá-lo.
Ivan Daniel disse que eles estão confirmando a participação no curso de duas pessoas, sendo que uma é do Rio de Janeiro e, outra, de São Paulo. "Estamos acertando com Luís de França, técnico da Seleção Brasileira de Badminton, que mora em São Paulo, e com Cláudio Oliveira, presidente da Federação do Rio de Janeiro",declarou.
O Badminton é um esporte individual ou de duplas, semelhante ao tênis, praticado com raquetes e peteca, existente há mais de 2000 anos. É o segundo esporte mais praticado no mundo, sendo o mais rápido esporte de raquetes, com a peteca alcançando velocidades de até 350 km/h em um "smash".

São José começa preparação física para disputar Copa do Brasil


Correndo contra o tempo, o São José iniciou ontem os treinamentos em preparação para o jogo do dia 24 de fevereiro contra o América do Rio Grande do Norte, pela Copa do Brasil. No primeiro dia de treinamento apenas nove jogadores se apresentaram. Segundo o preparador físico do Tricolor do Laguinho, Bené Nascimento, nos quatro primeiros dias o treino será apenas aeróbico, e a partir de sábado começarão os treinos com bola. "Esses quatro primeiros dias vão ser mais leves, e depois vamos começar a pegar pesado nos treinos. Faremos tempos curtos e médios de velocidade", relatou Bené Nascimento. O preparador físico ressaltou ainda que nos quatro primeiros dias os jogadores receberão suplementos alimentares e, depois, complementos como aminoácidos. O técnico do Sanjusa, Vítor Jaime, informou que os cinco jogadores que vêm de outros estados para integrar a equipe não chegam mais hoje. “A previsão era de que eles chegassem hoje, mas iremos fazer o possível para que até o fim desta semana eles já estejam treinando junto com ou-tros jogadores do São José. Mesmo a equipe não estando completa, não podemos perder tempo; é necessário preparar os jogadores que já estão no Estado, enquanto esperamos a vinda dos cinco atletas de fora", declarou o técnico.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

São José aposta em jogadores de outros estados para garantir boa atuação na Copa do Brasil

Já está confirmada a contratação de cinco jogadores que irão reforçar o time do São José, que começará a disputar no dia 24 de fevereiro, contra o América do Rio Grande do Norte, a Copa do Brasil.
O atacante Emerson Bala e o goleiro Robson vêm do Pará para integrar o time, enquanto o lateral direito Adrianinho, o zagueiro André Alves e o meio de campo conhecido como Pica-Pau vêm de São Paulo para treinar no Tricolor do Laguinho.
Segundo o técnico Vítor Jaime, a previsão é de que os jogadores cheguem ao Amapá amanhã. "A expectativa é de que amanhã os cinco jogadores cheguem ao Estado para garantir o reforço do São José", relatou o técnico.
Vítor Jaime disse ainda que a equipe começa a treinar hoje no Malocão do Trem. "Faltam 16 dias para o início do campeonato e por conta disso precisamos treinar forte para recuperar o tempo perdido; para esse primeiro dia de treinamento a previsão é de que 18 jogadores se apresentem. Porém se poucos comparecerem ao treino, ele será realizado do mesmo jeito", enfatizou.
O técnico informou que a demora no início do treinamento se deve a dificuldades financeiras, às festas de fim de ano e também decorrência do campeonato amapaense ter encerrado no dia 12 de dezembro. "É costume dos clubes amapaenses iniciarem os treinos em cima da hora, e com o São José não poderia ser diferente. A questão financeira é um dos principais problemas, já que até agora não recebemos o repasse do governo do Estado. As festas de fim de ano e o carnaval também atrapalharam nesse processo, já que é difícil fazer um planejamento nesta época do ano”, finalizou Vítor Jaime.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ipem intensifica fiscalização na venda de camisinhas no Carnaval



O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) realizará até o dia 12 de fevereiro uma operação especial que está percorrendo os locais de venda e distribuição do preservativo masculino. A operação é realizada todos os anos no período do carnaval, já que esta é a época em que mais se consome, e também mais se distribui camisinha.
Segundo Gaudêncio Souza, coordenador técnico operacional do Ipem, duas equipes estão trabalhando na fiscalização nos municípios de Macapá e Santana. "A operação está acontecendo inicialmente em Macapá em Santana, nos demais municípios acontecerá apenas em abril. O foco da operação são os preser-vativos masculinos, mas em ou-tros anos eram realizadas fisca-lizações em camisinhas femininas e fantasias", declarou o coordenador.
Gaudêncio informou ainda que, além de verificar se os preservativos à venda possuem o selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologoia (Inmetro), se deve procurar também o prazo de validade, a origem do produto, nome do fa-bricante e do importador e número de registro do Ministério da Saúde. "Todos os preservativos devem conter informações visíveis e em português, exigidos pela lei. Se o consumidor desconfiar de qualquer irregularidade do produto, ele pode ligar para o telefone 0800-2808844, a pessoa não precisa se identificar e sem dúvida irá ajudar no trabalho do Ipem", relatou.
A última irregularidade encontrada em preservativos masculinos no Amapá foi em 2004. "A última apreensão de preservativos contendo irregularidades no estado foi em 2004, quando foi encontrado um lote de camisi-nhas falsificadas. Depois disso nenhuma irregularidade foi constatada, mas é necessário está sempre atento e verificar a qualidade do produto", enfatizou Gaudêncio Souza.
Camisinhas são produtos de certificação compulsória, ou seja, têm de ser testados e aprovados antes de serem oferecidos à po-pulação. Geralmente, os preser-vativos são válidos entre três a cinco anos.
Elas devem estar redigidas em língua portuguesa para informar o seu uso adequado. Nunca utilize preservativos com o prazo de validade vencida. A partir desse momento, não há como garantir o desempenho de segurança dos mesmos.
Nunca compre camisinhas fora da embalagem. Ao estocá-las em casa, procure lugares que não sejam úmidos, que não incidam sol diretamente. Se mal conservados, a validade dos preservativos diminui consideravelmente.
Evite também deixá-los em porta-luvas dos carros, locais que prejudicam sua conservação devido ao freqüente calor o qual são submetidos.

Cerca de seis acidentes com crianças dentro de casa acontecem todo dia no Amapá


Para a maioria das pessoas que têm filhos pequenos, não há lugar mais seguro do que sua própria casa, mas não é o que dizem as estatísticas.
Um estudo feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), de outubro a dezembro de 2009 no Hospital de Emergência constatou que o maior número de ocorrências envolvendo crianças era proveniente de acidentes que aconteceram dentro de casa, sendo que a média de acidentes por dia é de 6. As quedas são o tipo de ocorrências mais frequentes, em uma lista que inclui acidente de transporte, queimaduras e intoxicação.
Crianças com idade de 1 a 2 anos são as que mais sofrem com acidentes dentro de casa. Na faixa etária de 1 ano, 81,3% dos acidentes acontecem dentro de casa e 93,1% de crianças com idade de 2 anos deram entrada vítimas de lesões causadas por algum tipo de acidente no interior de sua residência. Quedas envolvendo crianças de 1 ano, registram 62,5%, e com 2 anos são 48,3%.
De acordo com Alba Celina, coordenadora da Viva Municipal, estes números permanecem alto até os 12 anos de idade, já que a partir daí acidentes ocasionados na escola e em locais de prática de esporte também são altos. "Crianças de 13 e 14 anos que deram entrada no Hospital de Emergências foram vitimas tanto de acidentes que aconteceram em casa quanto em acidentes ocorridos na escola e em locais onde são praticados esportes. O percentual de crianças de 13 anos que sofrem acidentes em escolas é de 15,4% e com 14 anos esse percentual sobe para 26,1%, enquanto acidentes em locais de pratica de esporte é de 3,8% aos 13 anos e 26,1% aos 14 anos", declarou a coordenadora.
Alba Celina disse ainda que dentro da estatística de quedas, podem está mascarados algum tipo de violência doméstica. "Alguns casos de crianças que dão entrada no Hospital de Emergência e que os pais dizem as lesões foram provocadas por uma queda, são provenientes de algum tipo de violência, que pode ter sido praticado por algum membro da família", informou.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no final de 2009, lesões não intencionais no ambiente doméstico representam a principal causa de morte de crianças até 14 anos. Em média seis mil crianças nessa faixa etária morrem em decorrência desses acidentes e 140 mil são hospitalizadas pro ano.
Em todo Brasil, segundo o levantamento feito pelo Mi-nistério da Saúde, as principais causas de morte e internações em crianças de ate 1 ano são quedas, sufocamento, queima-duras, envenenamento por ingestão de substancias tóxicas e choque elétrico.
No Amapá o índice de mortes ocasionadas por acidentes domésticos é pequeno, mas esses acidentes podem deixar sequelas para a vida toda.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Curso técnico em pesca será implantado no Amapá

A Secretaria de Estado da Educação, através do Centro de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá, está realizando as inscrições do processo seletivo para técnico de nível médio em pesca.
As inscrições estão abertas até o dia 12 de fevereiro e podem ser realizadas no Núcleo de Educação Profissional, que fica na Secretaria de Estado da Educação e em Santana, nas escolas José Barroso Tostes, Augusto Antunes e Igarapé da Fortaleza.
Serão ofertadas 175 vagas, dividas nos turnos manhã, tarde e noite. A prova para o processo seletivo acontecerá no dia 21 de fevereiro.
As aulas iniciam no dia 22 de maio, e na oportunidade o Centro de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá, localizado no Distrito Industrial em Santana, será inaugurado.

Projeto Amigos do Trânsito pretende aumentar segurança em frente às escolas de Macapá


Em decorrência de muitas reclamações recebidas por parte de professores e alunos no ano passado, a respeito da falta de segurança no trânsito na saída e na entrada em frente das escolas, a Diretoria de Trânsito da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) está realizando o treinamento de voluntários que irão fazer parte do projeto "Amigos do Trânsito". O projeto foi criado com o intuito de capacitar profissionais das próprias escolas para ajudar na organização do trânsito, evitando acidentes e garantindo a segurança dos alunos. De acordo com Jair Coelho, diretor de trânsito da EMTU, o objetivo é que os monitores estejam preparados para ajudar na organização do trânsito em frente às escolas, para isso desde ontem eles estão participando de curso ministrado por profissionais capacitados. Eles estão aprendendo a conteúdos como paz no trânsito, direitos e deveres dos pedestres, gestos de trânsito, sinais sonoros, sinalização e código de trânsito brasileiro. Segundo Marco Ribeiro, coordenador do projeto, profissionais de 85 escolas municipais e estaduais estão participando do treinamento. "Profissionais de 85 escolas estão sendo preparados para ajudar no trânsito em frente às escolas, sendo que o curso tem aulas práticas e teóricas. Além do treinamento, eles receberão um kit, que contém um boné, uma camisa e um colete e uma placa de trânsito", declarou Marco. O coordenador do projeto "Amigos do Trânsito", disse ainda que inicialmente os profissionais que estão sendo capacitados serão monitorados por equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran), Companhia Independente de Trânsito (CITRAN) e Empresa Municipal de Transportes Urbanos(EMTU) e Departamento de Educação(DECUC). "Inicialmente os profissionais que estão sendo capacitados irão ser monitorados por vários órgãos que lidam com o trânsito. Eles farão este monitoramento para constatar se eles estão colocando em prática tudo que aprenderam durante o curso", informou.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Feirantes da Rua Hildemar Maia serão remanejados para a Avenida Galibis

Em decorrência do acúmulo de lixo, da proliferação de animais peçonhentos e da ilegalidade, a feira que funciona na esquina da Rua Hildemar Maia com a Avenida Tembés, será transferida para a Avenida Galibis.
Segundo Otacílio Barbosa, secretário de desenvolvimento econômico, quarta-feira, 3, haverá uma reunião com os feirantes. "Esta marcada para quarta-feira uma reunião com os feirantes, para que eles sejam cadastrados, já que inicialmente seriam sete e agora já soubemos da existência de dez. Para que eles sejam remanejados, a feira que existe na Avenida Galibis será revitalizada para acomodar esses feirantes", declarou o secretário.
Otacílio disse ainda que a remoção faz parte do cumprimento do código de postura municipal. " O código de postura municipal diz que é necessário retirar da via urbana todo e qualquer coisa que esteja atrapalhando o passeio público e a vida da população. Portanto, a retirada da feira é necessário, já que ocupa parte da calçada, prejudica o trânsito, além de esta fora das normas da vigilância sanitária", informou o secretário.

Ueap divulga lista de aprovados do Vestibular 2010


Com mais de três horas de atraso, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) divulgou, ontem, a lista dos aprovados no Vestibular 2010.
O quarto vestibular da Ueap registrou o maior número de candidatos inscritos dos vestibulares do Estado, chegando a 17.469 candidatos, sendo que a procura ultrapassou o recorde registrado no vestibular de 2007 da instituição, que foi de 17.300 inscritos.
De acordo com José Maria da Silva, reitor da Ueap, é importante destacar a implantação de três novos cursos na universidade: Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Licenciatura em Ciências. "Oferecemos para os alunos a oportunidade de prestar vestibulares para três novos cursos. A divulgação da lista dos aprovados dá uma sensação de dever cumprido, tanto para aqueles que coordenaram o vestibular, quanto para os alunos que estudaram muito para conseguir a tão almejada vaga na Ueap", enfatizou o reitor.
O presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Amanajás, declarou que o recorde no número de inscritos é a prova da credibilidade da Ueap. "O recorde de inscrições no Vestibular 2010 mostra a credibilidade da instituição. O número foi maior do que o da Universidade Federal do Amapá, que não escutou a opinião daqueles que lidam diretamente com a educação no Estado. Prova disso foi o grande número de vagas que sobraram. Acredito que uma universidade deve atender àqueles que mais precisam, e é exatamente isso que a Ueap está fazendo", declarou Jorge Amanajás.
Foram oferecidas 550 vagas, divididas em 11 cursos, nas seguintes áreas: Engenharia de Produção, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Licenciatura e Letras, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura Filosofia, Licenciatura em Ciências e Tecnologia em Design.
Os candidatos aprovados estão automaticamente convocados em primeira chamada a comparecer na Divisão de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) para realizar seus cadastros nos dias e horários definidos no cronograma de matrícula que pode ser acessado através da home page da UEAP, no endereço www.ueap.edu.br, munidos dos documentos exigidos no edital.
De acordo com o regulamento do Vestibular, o candidato que não fizer seu cadastro e matrícula por falta de documentação ou deixar de comparecer ao local no período fixado perderá o direito à vaga. Uma segunda chamada será realizada através de convocatória para candidatos classificados no processo seletivo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

De volta ...

A partir de hoje vou recomeçar a postar neste blog, que estava entregue as moscas !

Não prometo postar todos os dias, mas vou esta por aqui sempre que possível ...

bjs